Neste post, estarei finalizando todas as etapas para o
planejamento, instalação e implementação do servidor Tivoli Storage Manager.
Nos artigos anteriores, descrevi as etapas do planejamento para a instalação e a instalação propriamente dita; então hoje, irei completar com os primeiros procedimentos para tornar o servidor operacional após sua instalação.
Criando o ID do Usuário e os Diretórios para a
Instância do Servidor
O primeiro passo consiste em criar o usuário que
será o proprietário da(s) instância(s) do servidor TSM. Lembrando que um único
usuário poderá ser proprietário de mais de uma instância do servidor TSM.
Este usuário será responsável por iniciar o servidor
TSM como serviço no Windows; por isso, o mesmo deve ter os privilégios necessários
(localmente ou no domínio, se for o caso).
Algumas regras devem ser obedecidas na criação do usuário, são elas:
- Somente letras em minúsculas (a-z), números (0-9) e o caractere sublinhado podem ser usados.
- Deve ter 30 caracteres ou menos e não pode iniciar com ibm, sql, sys ou um numeral.
- O ID do usuário e o nome do grupo não podem ser user, admin, guest, public, local ou qualquer palavra reservada de SQL.
- Crie o usuário;
- Adicione o novo usuário aos grupos Administrators, DB2ADMNS e DB2USERS;
- Faça o login com o novo usuário criado;
Após a criação do usuário proprietário da(s)
instância(s), está na hora de criar os diretórios que serão utilizados. É
extremamente importante verificar que o usuário, previamente criado, tenha
permissão de leitura/gravação em todos os diretórios pertinentes ao servidor
TSM.
- Crie diretórios vazios para cada um dos itens mostrados a seguir. Como boa prática, o banco de dados (DB2), o archive log e o active log devem residir em diferentes volumes físicos.
- Crie os diretórios:
"Quando o banco de dados do servidor for inicialmente formatado, use vários caminhos de armazenamento (diversos diretórios). Como uma recomendação geral, inicie com quatro ou mais caminhos de armazenamento. O gerenciador do banco de dados para o servidor Tivoli Storage Manager possui uma oportunidade melhor de exploração de E/S paralela quando usar múltiplos caminhos de armazenamento." - IBM Tivoli Storage Manager para Windows: Guia de Instalação
Antes
de prosseguir com o Assistente de Configuração ou com a configuração manual, os
seguintes pré-requisitos deverão ser atendidos:
Conforme explicado anteriormente, essa instalação é
em ambiente de laboratório. Por esse motivo, estarei utilizando somente um
único diretório para o banco de dados. Mas, lembre-se de que esse exemplo não
deve ser seguido em um ambiente de produção.
1. Ative o Compartilhamento de arquivo e de impressão.
- Clique em Iniciar > Painel de Controle > Central de Rede e Compartilhamento > Compartilhamento e Descoberta.
- Clique em Desativar compartilhamento protegido por senha.
- Clique em Aplicar e saia.
3. Desative o Controle de Conta do Usuário:
4. Assegure-se de que o Registro Remoto nos Serviços
do Windows esteja iniciado e que as portas 445, 137 e 139 estejam desbloqueadas
no firewall.
5. Clique em Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Política de Segurança Local > Configurações de Segurança > Políticas Locais > Opções de Segurança. Clique duas vezes na seção Contas: Status da Conta do
Administrador. Selecione Ativar e clique em OK.
6. Clique em Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Política de Segurança Local > Configurações de Segurança > Políticas Locais > Opção de Segurança. Clique duas vezes na seção Controle de Conta do Usuário: Execute
todos os administradores no Modo de Aprovação do Administrador. Selecione Desativar e clique em OK.
Após esses procedimentos, reinicie o servidor para
que as novas políticas de segurança entrem em vigor.
Após a criação do(s) usuário(s) e dos diretórios,
iniciaremos a configuração inicial do servidor TSM.
Existem duas formas para conclusão das etapas:
- Pelo o assistente de configuração, ou
- Executando todas as etapas manualmente.
- Clique em Iniciar > Todos os Programas > Tivoli Storage Manager > Configuration Wizard
Após iniciar o Assistente
de Configuração siga as seguintes etapas:
- Selecione o idioma;
- Escolha o nome da Instancia a ser configurada, preencha com o usuário e a senha que foram previamente criados;
- Defina o diretório da instância do servidor TSM:
- Defina o(s) diretório(s) do banco de dados (DB2):
- Defina o tamanho do active log e os diretórios a serem utilizados pelo active log, archive log, active log mirror e failover archive log:
- Defina o nome do servidor TSM e o idioma do servidor. Por default o nome sugerido para o servidor e o hostname:
- Especifique um usuário adminstrativo para o Tivoli Storage Manager:
- Configure as portas a serem utilizadas ou deixe os valores padrões:
- Será exibido um resumo das configurações:
- E após todas as etapas a conclusão das configurações:
- Criação da base de dados da instância;
- Formatação da base de dados;
- Criação do arquivo de configuração dsmserv.opt;
- Criação do serviço da instância;
- Criação de 03 storage pools (BACKUPPOOL, ARCHIVEPOOL e SPACEMGPOOL);
- Nomeação do servidor TSM (Neste exemplo VM-SERVERTSM-WIN);
- Criação do usuário administrativo ADMIN;
- Permissão de administrador para o usuário ADMIN;
- Inicio do serviço da instância do TSM.
Após todas essas etapas, o servidor TSM está
instalado e operacional. Lembrando que essas são configurações iniciais e que o
servidor TSM pode e deve ser modificado, a fim de atender a necessidade do
ambiente ao qual ele será implementado.
Ao longo dos posts sobre o Tivoli Storage Manager,
irei demonstrar a instalação do Administration Center e o gerenciamento do
servidor TSM por essa ferramenta; mas, outra forma de gerenciar o servidor TSM
é via linha de comando pelo dsmadmc e ele está localizado no seguinte caminho
C:\Tivoli\TSM\server\tsmdiag (ou na raiz da instalação do TSM).
Utilize como boa prática colocar um atalho no
desktop do dsmadmc. Outra dica importante é criar um atalho do dsmadmc com a
chave -consolemode no desktop. Assim, tudo o que ocorre no servidor TSM irá
aparecer na tela do console, seja logs, comandos executados, processos
administrativos etc....
Para criar o atalho do dsmadmc em modo de console, crie um atalho no desktop: clique com o botão direito do mouse em cima no ícone do dsmadmc; clique em propriedades; no caminho (target), após C:\Tivoli\TSM\server\tsmdiag\dsmadmc.exe, coloque a chave -consolemode.
Abaixo segue um exemplo com o caminho já incluído, o usuário e o password:
C:\Tivoli\TSM\server\tsmdiag\dsmadmc.exe -id=admin -password=**** -consolemode
Bem senhores(as), como eu disse, após todos esses
procedimentos o servidor Tivoli Storage Manager está instalado e operacional.
Na próxima parte, estarei realizando toda a
configuração manualmente e não pelo Assistente de Configuração.
Até mais e um grande abraço.
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