Planejando a instalação do Tivoli Storage Manager - parte 01


Boa noite, caros leitores,


Como havia mencionado no post anterior sobre o TSM, irei segmentar os assuntos conforme o Guia de Instalação, dividindo-os em Planejando a instalação; Instalando e Executando as Primeiras Etapas do Tivoli Storage Manager.

Hoje iremos falar hoje sobre a primeira fase: Planejando a instalação


A importância dessa etapa se dá pelo o fato de uma ferramenta robusta como o TSM necessitar de um cuidado especial para a sua correta implementação, evitando assim a perda de desempenho ou até mesmo a indisponibilidade do serviço.

Um planejamento bem executado não tomará muito do seu tempo e em contrapartida irá trazer inúmeros benefícios.

Como mencionado, irei posteriormente descrever o processo de instalação do Servidor nos S.O Windows e Linux, estes processos serão descritos separadamente.

Já em relação ao planejamento, irei abordar em conjunto Windows e Linux, pois somente alguns requisitos diferem de um para o outro.

Outro ponto que também deve ser mencionado é que não irei descrever o planejamento de atualização de uma versão anterior para a versão 6.4. Falarei sobre atualização depois de completar o ciclo de instalação de uma nova liberação.

Requisitos do Sistema

Para a instalação do servidor TSM é necessário ter um nível mínimo de hardware e software.

O TSM é uma solução de alto desempenho e o servidor deve ser acomodado em um equipamento compatível com sua função.

Pense em backup como o seguro do seu ambiente de TI. Se você possuir uma Ferrari, você não colocará um seguro “meia-sola” nela. Da mesma forma, você não deve agir com sua solução de backup, que irá resguardar todas as suas informações; que em algumas situações pode ser o ativo mais valioso da Empresa ou cliente.

Já que seu cliente ou sua empresa optou pela melhor solução de backup do mercado, nada mais justo que se dedique um hardware compatível com o nível exigido para que o “seguro” ofereça o melhor desempenho possível.

As tabelas a seguir listam os requisitos mínimos de hardware e software para a instalação de um servidor TSM. Esses requisitos devem ser usados como um ponto de início.

Requisitos de Hardware

Tipo de hardware
Windows
Linux
Hardware
Um processador AMD64 ou Intel EMT-64
Um processador AMD64 ou Intel EMT-64
Espaço em disco
· Pelo menos 3 GB de armazenamento livre em disco (para uma instalação típica)
·  200 MB de espaço em diretório temporário
·  Tamanho da partição de 2 GB na nidade C:\
·  300 MB no diretório de instância
·  5 MB para o diretório /var
·  30 MB para o diretório /opt se você criar pontos de montagem
·  2 GB para o diretório /opt/tivoli/tsm
·  390 MB para o diretório /tmp
·  300 MB para o diretório /usr
·  2 GB no diretório inicial
Dica: Espere usar mais espaço para determinação de problemas.

Espaço em disco adicional significativo é necessário para o banco de dados e os arquivos de log. O tamanho do banco de dados depende do número dos arquivos do cliente a serem armazenados e do método pelo qual o servidor gerencia os mesmos. O espaço no log ativo padrão é 16 GB, o mínimo necessário para a maioria das cargas de trabalho e das configurações. Aloque pelo menos três vezes o espaço no log ativo para o log de archive (48 GB). Assegure-se de ter recursos suficientes se estiver usando a deduplicação de dados ou esperando uma carga de trabalho pesada do cliente.

Para desempenho ótimo e para facilitar a E/S, especifique pelo menos quatro diretórios separados ou Números de Unidade Lógica (LUNs) a serem usados pelo banco de dados e pelos logs. Fazendo essas especificações, a E/S é balanceada em múltiplos diretórios ou montagens.

Memória
·  12 GB.
·  16 GB se você estiver usando deduplicação de dados.
·  Pelo menos 32 GB para servidores intensamente utilizados. A utilização de 32 GB ou mais de memória aprimora o desempenho do inventário do banco de dados do servidor do Tivoli Storage Manager.
·  Se você planeja executar múltiplas instâncias, cada instância exige a memória listada em um servidor. Multiplique a memória para um servidor pelo número de instâncias planejadas para o sistema.
Processamento de replicação de nó requer memória adicional. Use um mínimo de 64 GB de memória para replicação de nó sem deduplicação de dados. A replicação de nó com a deduplicação de dados requer 128 GB de memória.


Requisitos de Software

Tipo de software
Windows
Linux
Sistema
Operacional
.Microsoft Windows Server 2008: Standard, Enterprise ou Datacenter x64 Edition (64 bits)
·Microsoft Windows Server 2008 R2: Standard, Enterprise ou Datacenter Edition (64 bits)
·  Red Hat Enterprise Linux 5, Update 3 ou posterior
·  Red Hat Enterprise Linux 6
· SUSE Linux Enterprise Server 10, Service Pack 2 ou posterior
·  SUSE Linux Enterprise Server 11
Bibliotecas
Não se aplica
Bibliotecas GNU C, Versão 2.3.3-98.38 ou posterior que estão instaladas no sistema do Tivoli Storage Manager. 
Para Red Hat Enterprise Linux e SUSE Linux Enterprise Servers:
·  Libaio.so.1
·  Libstdc++so.6
Protocolo de
comunicação
Pelo menos um dos seguintes protocolos de comunicação (instalado por padrão com os sistemas operacionais Windows atuais):
· Canais Nomeados
· TCP/IP Versão 4 ou Versão 6
·TCP/IP Versão 4 ou Versão 6, que é padrão com o Linux
·Protocolo de memória compartilhada (com o cliente x86_64 do Tivoli Storage Manager Versão 6.3 ou posterior Linux)
Processamento
Não se aplica
E/S assíncronas devem estar ativadas. Nos kernels Linux em 2.6 ou mais recente, instale a biblioteca libaio para ativar a E/S Assíncrona.
Navegador da Web
Um navegador da Web para recuperar um pacote de instalação on-line. Os navegadores a seguir são suportados:
      · Microsoft Internet Explorer 7.0 ou mais recente
      · Firefox 3.5 ou mais recente
Seu navegador deve fornecer suporte à página de código do servidor. Se seu navegador não suportar a página de códigos do servidor, as janelas poderão estar ilegíveis. Se o navegador atender esses requisitos, mas não exibir corretamente uma interface do Tivoli Storage Manager baseada na Web, considere usar um navegador diferente.
Funções do
Sistema
As funções do sistema Windows, como o Device Manager, são suportadas no Tivoli Storage Manager Console de 64 bits.
Funções normais do sistema Windows estão disponíveis para o servidor de 64 bits usando a função Gerenciar Computador do sistema Windows.
Não se aplica
Outro software
Não se aplica
Korn Shell (ksh)

Verificando os Pré-requisitos

Existe um utilitário de verificação de Pré-requisitos de instalação. Este utilitário assegura que você tenha um ambiente mínimo para a implementação do servidor TSM.

O verificador de Pré-requisitos verifica somente o mínimo de memória necessário. Mais memória é requerida para tarefas adicionais (deduplicação, etc..).

Para executar o verificador de pré-requisitos (Windows\Linux), conclua as seguintes etapas:

1. Faça o download do pacote de instalação e extraia os arquivos. Um verificador de pré-requisitos é parte do pacote de instalação.

2. Escolha a interface gráfica (padrão) ou método do console para iniciar a instalação e siga as instruções do assistente para concluir a instalação:
  • Execute este comando para iniciar o assistente de instalação usando uma interface gráfica:

prereqcheck.exe     (Windows)
./prereqcheck.bin    (Linux)

Ou dê um clique duplo no arquivo prereqcheck.exe(Windows). 
  • Execute este comando para iniciar o assistente de instalação usando o método de console:

prereqcheck.exe -i console       (Windows) 
   ./prereqcheck.bin -i console      (Linux)

3. Selecione o idioma para a interface com o usuário do verificador dos pré-requisitos;

4. Nos painéis “bem-vindo” e “renúncia de responsabilidade”, revise as instruções e aceite-as.

Se a página de Resultados de Pré-requisito indicar que seu sistema transmitiu as verificações, você estará pronto para iniciar a instalação.

Se uma mensagem de erro for exibida na página Resultados de Pré-requisito, faça as correções requeridas antes de continuar com a instalação. A página de resumo lista os erros e direciona você para um arquivo de log de erros.

Planejamento de Capacidade

Planejar a capacidade para o servidor Tivoli Storage Manager inclui o gerenciamento de recursos. Esses recursos são: 
  • Banco de dados (DB2);
  • Log de recuperação (active log, archive log).

Esses são os principais recursos do servidor TSM. Por esse motivo, você deve ter o extremo cuidado no dimensionamento de espaço para o banco de dados e dos logs de recuperação, pois se houver falta de espaço, fatalmente ocorrerá indisponibilidade no serviço.

Para entender os benefícios de deduplicação e obter mais orientações de como fazer uso efetivo do recurso de deduplicação do Tivoli Storage Manager, consulte este white paper publicado no fórum do developerWorks.

Estimando Espaço para o Banco de Dados – DB2

Há dois métodos para estimar o espaço necessário para o banco de dados (DB2):

1º - Usar o número máximo de arquivos que podem estar no armazenamento do servidor ao mesmo tempo;

2º - Usar a capacidade do conjunto de armazenamentos.

Considere utilizar pelo menos 25 GB para o espaço inicial do banco de dados.

Lembrando que 25 GB são adequados para um ambiente de teste ou um ambiente de gerenciador de bibliotecas somente. Para um servidor de produção suportando cargas de trabalho do cliente, espera-se que o tamanho do banco de dados seja maior. Se você for utilizar conjuntos de armazenamento de acesso aleatório ao disco (DISK), mais espaço de armazenamento de banco de dados e de log será necessário do que para os conjuntos de armazenamento de acesso sequencial (FILE).

O tamanho máximo do banco de dados do Tivoli Storage Manager é de 4 TB.

A seguir, irei detalhar como podemos obter informações sobre o dimensionamento do banco de dados em um ambiente de produção, com base no número de arquivos e no tamanho do conjunto de armazenamento.


Todo o tópico a seguir foi transcrito “quase” que na íntegra, pois não há explicação melhor do que a dos próprios especialistas da IBM.

Estimando os requisitos de espaço do banco de dados com base no número de arquivos

Se você puder estimar o número máximo de arquivos que podem estar em armazenamento no servidor em dado momento (total de arquivos de todos os clientes armazenados no servidor TSM), será possível usar esse número para estimar os requisitos de espaço para o banco de dados.

Para estimar os requisitos de espaço para o banco de dados com base no número máximo de arquivos no armazenamento do servidor, use as seguintes diretrizes: 
  • 600 - 1000 bytes para cada versão armazenada de um arquivo.
  • 100 - 200 bytes para cada arquivo em cachê; arquivo do conjunto de armazenamentos de cópias; arquivo de conjunto de dados ativos e arquivo deduplicado.
  • O espaço adicional é necessário para a otimização do banco de dados; para suportar padrões de acesso a dados variáveis e para suportar o processamento de backend do servidor dos dados. A quantidade de espaço adicional é igual a 50% da estimativa para o número total de bytes para objetos do arquivo.
No exemplo a seguir, para um único cliente, os cálculos são baseados nos valores máximos das diretrizes anteriores. Os cálculos não levam em conta o possível uso de agregação de arquivos. Em geral, agregar arquivos pequenos reduz a quantidade de espaço requerido do banco de dados. A agregação de arquivos não afeta os arquivos gerenciados por espaço.

1. Calcule o número de versões do arquivo:

a. Calcule o número de arquivos que sofreram backup (até 500.000 arquivos do cliente podem sofrer backup por vez). Atente-se à chamada das políticas de armazenamento para manter até três cópias de arquivos com backup feito:

500.000 arquivos x 3 copias = 1.500.000 arquivos

b. Calcule o número de arquivos no archive. Até 100.000 arquivos do cliente podem ser cópias de archive.

c. Calcule o número de arquivos gerenciados por espaço. Até 200.000 arquivos do cliente podem ser migrados a partir das estações de trabalho do cliente.

Usando 1000 bytes por arquivo, a quantidade total de espaço requerido no banco de dados para os arquivos que pertencem ao cliente é de 1.8 GB:

(1.500.000 + 100.000 + 200.000) x 1000 = 1.8 GB

2. Calcule o número de arquivos em cachê e copie os arquivos do conjunto de armazenamentos, arquivos do datapool ativo e arquivos deduplicados.

a. Calcule o número de cópias em cache. O armazenamento em cache é ativado em um conjunto de armazenamentos em disco de 5 GB. Os limites mínimo e máximo de migração do conjunto são 90% e 70%. Assim, 20% do conjunto de discos, ou 1 GB, é ocupado por arquivos em cache.

Se o tamanho médio do arquivo é de aproximadamente 10 KB, aproximadamente 100.000 arquivos estão em cache em um dado momento:

100.000 arquivos x 200 bytes = 19 MB

b. Calcule o número de arquivos do conjunto de armazenamentos de cópias. Todos os conjuntos de armazenamentos primários têm seu backup feito para o conjunto de armazenamentos de cópia: 
(1.500.000 + 100.000 + 200.000) x 200 bytes = 343 MB

c. Calcule o número de arquivos do conjunto de armazenamentos ativos. Todos os dados ativos de backup do cliente, nos conjuntos de armazenamentos primários, são copiados para o conjunto de armazenamentos de dados ativos. Suponha que 500.000 versões dos 1.500.000 arquivos de backup do conjunto de armazenamento primário estejam ativas:

500.000 x 200 bytes = 95 MB

d. Calcule o número de arquivos deduplicados. Suponha que um conjunto de armazenamentos deduplicados contenha 50.000 arquivos:

50.000 x 200 bytes = 10 MB

Com base nos cálculos precedentes, aproximadamente 0.5 GB de espaço adicional do banco de dados é requerido para os arquivos em cache do cliente; arquivos do conjunto de armazenamentos de cópias; arquivos do conjunto de dados ativos e arquivos deduplicados.

3. Calcule a quantidade de espaço adicional requerido para otimização do banco de dados. Para fornecer acesso otimizado aos dados e gerenciamento pelo servidor, espaço adicional do banco de dados é requerido. A quantidade de espaço adicional do banco de dados é igual a 50% dos requisitos de espaço total para os objetos do arquivo.

(1.8 + 0.5) x 50% = 1.2 GB

4. Calcule a quantia total de espaço do banco de dados que é necessária para o cliente. O total é aproximadamente 3,5 GB: 
1.8 + 0.5 + 1.2 = 3.5 GB

5. Calcule a quantidade total de espaço do banco de dados que é requerido para todos os clientes. Se o cliente que foi usado nos cálculos anteriores for típico e você tiver 500 clientes, por exemplo, será possível usar o seguinte cálculo para estimar a quantidade total de espaço de banco de dados requerida para todos os clientes:

500 x 3.5 = 1.7 TB

Dica: Nos exemplos anteriores, os resultados são estimativas. O tamanho real do banco de dados pode diferir da estimativa devido a fatores como o número de diretórios e o comprimento dos nomes do caminho e do arquivo. Periodicamente, monitore seu banco de dados e ajuste seu tamanho conforme necessário.

Durante operações normais, o servidor Tivoli Storage Manager pode requerer espaço temporário do banco de dados. Esse espaço é necessário pelas seguintes razões:
  • Para armazenar os resultados de classificação e ordenação que ainda não estão sendo guardados e otimizados no banco de dados diretamente. Os resultados são armazenados temporariamente no banco de dados para processamento.
  • Par dar acesso administrativo ao banco de dados por um dos seguintes métodos: 
– Um cliente Open Database Connectivity (ODBC) do DB2;
– Um cliente do Java Database Connectivity (JDBC) do Oracle;
– Linguagem de Consulta Estruturada (SQL) para o servidor de uma linha de comandos do cliente administrativo.

Considere utilizar um espaço temporário adicional de 50 GB para cada 500 GB de espaço para objetos de arquivos e otimização.

Consulte as diretrizes na tabela a seguir.

Tamanho do banco de dados
Requisito de espaço temporário mínimo
< 500 GB
50 GB
≥ 500 GB e < 1 TB
100 GB
≥ 1 TB e < 1.5 TB
150 GB
≥ 1.5 e < 2 TB
200 GB
≥ 2 e < 3 TB
250 - 300 GB
≥ 3 e < 4 TB
350 - 400 GB

No exemplo usado neste tópico, um total de 1.7 TB de espaço do banco de dados é requerido para objetos de arquivos e otimização para 500 clientes. Com base nesse cálculo, 200 GB são requeridos para espaço temporário. A quantidade total de espaço requerido do banco de dados é de 1.9 TB. 

Estimando requisitos de espaço do banco de dados com base na capacidade do conjunto de armazenamentos

Para estimar os requisitos de espaço no banco de dados com base na capacidade do conjunto de armazenamentos, use uma proporção de 1 a 5%.

Por exemplo, se você precisar de 200 TB de capacidade do conjunto de armazenamentos, espera-se que o tamanho de seu banco de dados seja de 2 a 10 TB. Como uma regra geral, torne seu banco de dados o maior possível para evitar falta de espaço. Se faltar espaço no banco de dados, as operações do servidor e as operações de armazenamento do cliente poderão falhar.

O Gerenciador de Banco de Dados e Espaço Temporário

O gerenciador de banco de dados do servidor Tivoli Storage Manager gerencia e aloca memória do sistema e espaço em disco para o banco de dados. A quantidade de espaço de banco de dados que o sistema necessita depende da quantidade de memória do sistema que está disponível e da carga de trabalho do servidor.

O gerenciador de banco de dados classifica dados em uma sequência específica, de acordo com a instrução SQL que você emite para solicitar os dados. Dependendo da carga de trabalho no servidor, e se houver mais dados do que o gerenciador de banco de dados pode gerenciar, os dados (que são ordenadas em sequência) serão alocados para espaço em disco temporário. Os dados são alocados para espaço em disco temporário quando há um conjunto de resultados grande. O gerenciador de banco de dados gerencia dinamicamente a memória utilizada quando os dados são alocados para espaço em disco temporário.

Por exemplo, o processamento de expiração pode produzir um conjunto de resultados grande. Se não houver memória do sistema suficiente no banco de dados para armazenar o conjunto de resultados, alguns dos dados serão alocados para espaço em disco temporário. Durante o processo de expiração, se um nó ou espaço no arquivo selecionado for muito grande para processar, o gerenciador de banco de dados não terá memória suficiente para classificar os dados.

Para executar operações do banco de dados, considere incluir mais espaço de banco de dados para os seguintes cenários:
  • O banco de dados tem uma pequena quantidade de espaço e a operação do servidor que requer espaço temporário usa o espaço livre restante. 
  • Os espaços no arquivo são grandes ou os espaços no arquivo possuem uma política designada para ele que cria muitas versões de arquivos. 
  • O servidor Tivoli Storage Manager deve executar com memória limitada. O banco de dados utiliza a memória principal do servidor Tivoli Storage Manager para executar operações do banco de dados. No entanto, se houver memória insuficiente disponível, o servidor Tivoli Storage Manager alocará espaço temporário em disco para o banco de dados. Por exemplo, se 10 GB de memória estiver disponível e as operações do banco de dados requererem 12 GB de memória, o banco de dados utilizará espaço temporário. 
  • Um erro de “sem espaço de banco de dados” será exibido ao implementar um servidor Tivoli Storage Manager V6. Monitore o log de atividades do servidor para obter mensagens relacionadas ao espaço de banco de dados.
Bom, senhores (as), por hoje é isso! Desde já peço desculpas pelo longo post, mas o assunto não permite abreviações. No nosso próximo encontro, estarei abordando o seguinte tópico: 
  • Dimensionamento do espaço dos Logs de recuperação (active log, archive log)

Até mais e um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário