Boa noite, caros leitores,
Hoje iremos falar hoje sobre a primeira fase: Planejando a instalação
A importância dessa etapa se dá pelo o fato de uma ferramenta robusta
como o TSM necessitar de um cuidado especial para a sua correta implementação, evitando
assim a perda de desempenho ou até mesmo a indisponibilidade do serviço.
Até mais e um grande abraço.
Um planejamento bem executado não tomará muito do seu tempo e em
contrapartida irá trazer inúmeros benefícios.
Como mencionado, irei posteriormente descrever o processo de instalação
do Servidor nos S.O Windows e Linux, estes processos serão descritos separadamente.
Já em relação ao planejamento, irei abordar em conjunto Windows e Linux,
pois somente alguns requisitos diferem de um para o outro.
Outro ponto que também deve ser mencionado é que não irei descrever o
planejamento de atualização de uma versão anterior para a versão 6.4. Falarei
sobre atualização depois de completar o ciclo de instalação de uma nova
liberação.
Requisitos do Sistema
Para a instalação do servidor TSM é necessário ter um nível mínimo de
hardware e software.
O TSM é uma solução de alto desempenho e o servidor deve ser acomodado
em um equipamento compatível com sua função.
Pense em backup como o seguro do seu ambiente de TI. Se você possuir uma
Ferrari, você não colocará um seguro “meia-sola” nela. Da mesma forma, você não
deve agir com sua solução de backup, que irá resguardar todas as suas
informações; que em algumas situações pode ser o ativo mais valioso da Empresa
ou cliente.
Já que seu cliente ou sua empresa optou pela melhor solução de backup do
mercado, nada mais justo que se dedique um hardware compatível com o nível
exigido para que o “seguro” ofereça o melhor desempenho possível.
As tabelas a seguir listam os requisitos mínimos de hardware e software
para a instalação de um servidor TSM. Esses requisitos
devem ser usados como um ponto de início.
Requisitos de Hardware
Tipo de hardware
|
Windows
|
Linux
|
Hardware
|
Um
processador AMD64 ou Intel EMT-64
|
Um
processador AMD64 ou Intel EMT-64
|
Espaço em disco
|
· Pelo
menos 3 GB de armazenamento livre em disco (para uma instalação típica)
· 200 MB de espaço em diretório
temporário
· Tamanho da partição de 2 GB na
nidade C:\
· 300 MB no
diretório de instância
|
· 5 MB para o
diretório /var
· 30 MB para o
diretório /opt se você criar pontos de montagem
· 2 GB para o
diretório /opt/tivoli/tsm
· 390 MB para
o diretório /tmp
· 300 MB para
o diretório /usr
· 2 GB no
diretório inicial
|
Dica: Espere usar mais espaço para determinação de
problemas.
Espaço em disco adicional significativo é
necessário para o banco de dados e os arquivos de log. O tamanho do banco de
dados depende do número dos arquivos do cliente a serem armazenados e do
método pelo qual o servidor gerencia os mesmos. O espaço no log ativo padrão
é 16 GB, o mínimo necessário para a maioria das cargas de trabalho e das
configurações. Aloque pelo menos três vezes o espaço no log ativo para o log
de archive (48 GB). Assegure-se de ter recursos suficientes se estiver usando
a deduplicação de dados ou esperando uma carga de trabalho pesada do cliente.
Para desempenho ótimo e para facilitar a E/S,
especifique pelo menos quatro diretórios separados ou Números de Unidade
Lógica (LUNs) a serem usados pelo banco de dados e pelos logs. Fazendo essas
especificações, a E/S é balanceada em múltiplos diretórios ou montagens.
|
||
Memória
|
· 12
GB.
· 16 GB se você estiver usando
deduplicação de dados.
· Pelo menos 32 GB para servidores
intensamente utilizados. A utilização de 32 GB ou mais de memória aprimora o
desempenho do inventário do banco de dados do servidor do Tivoli Storage
Manager.
· Se você planeja executar múltiplas
instâncias, cada instância exige a memória listada em um servidor.
Multiplique a memória para um servidor pelo número de instâncias planejadas
para o sistema.
Processamento de replicação de nó requer memória
adicional. Use um mínimo de 64 GB de memória para replicação de nó sem
deduplicação de dados. A replicação de nó com a deduplicação de dados requer
128 GB de memória.
|
Requisitos de Software
Tipo de
software
|
Windows
|
Linux
|
Sistema
Operacional
|
.Microsoft Windows Server 2008: Standard,
Enterprise ou Datacenter x64 Edition (64 bits)
·Microsoft Windows Server 2008
R2: Standard, Enterprise ou Datacenter Edition (64 bits)
|
· Red
Hat Enterprise Linux 5, Update 3 ou posterior
· Red
Hat Enterprise Linux 6
· SUSE Linux Enterprise Server 10, Service
Pack 2 ou posterior
· SUSE Linux Enterprise Server 11
|
Bibliotecas
|
Não se aplica
|
Bibliotecas GNU C, Versão 2.3.3-98.38 ou
posterior que estão instaladas no sistema do Tivoli Storage Manager.
Para Red Hat Enterprise Linux e SUSE Linux
Enterprise Servers:
· Libaio.so.1
· Libstdc++so.6
|
Protocolo
de
comunicação
|
Pelo menos um dos seguintes protocolos de
comunicação (instalado por padrão com os sistemas operacionais Windows
atuais):
· Canais Nomeados
· TCP/IP Versão 4 ou Versão 6
|
·TCP/IP Versão 4 ou Versão 6, que é
padrão com o Linux
·Protocolo de memória compartilhada
(com o cliente x86_64 do Tivoli Storage Manager Versão 6.3 ou posterior
Linux)
|
Processamento
|
Não se aplica
|
E/S assíncronas devem estar ativadas. Nos kernels
Linux em 2.6 ou mais recente, instale a biblioteca libaio para ativar a E/S
Assíncrona.
|
Navegador
da Web
|
Um navegador da Web para recuperar um pacote de
instalação on-line. Os navegadores a seguir são suportados:
· Microsoft Internet Explorer 7.0 ou mais
recente
· Firefox 3.5 ou mais recente
Seu navegador deve fornecer suporte à página de
código do servidor. Se seu navegador não suportar a página de códigos do
servidor, as janelas poderão estar ilegíveis. Se o navegador atender esses
requisitos, mas não exibir corretamente uma interface do Tivoli Storage
Manager baseada na Web, considere usar um navegador diferente.
|
|
Funções
do
Sistema
|
As funções do sistema Windows, como o Device
Manager, são suportadas no Tivoli Storage Manager Console de 64 bits.
Funções normais do sistema Windows estão
disponíveis para o servidor de 64 bits usando a função Gerenciar Computador
do sistema Windows.
|
Não se aplica
|
Outro
software
|
Não se aplica
|
Korn Shell (ksh)
|
Verificando os Pré-requisitos
Existe um utilitário de verificação de Pré-requisitos de instalação.
Este utilitário assegura que você tenha um ambiente mínimo para a implementação
do servidor TSM.
O verificador de Pré-requisitos verifica somente o mínimo de memória
necessário. Mais memória é requerida para tarefas adicionais (deduplicação,
etc..).
Para executar o verificador de pré-requisitos (Windows\Linux), conclua
as seguintes etapas:
1. Faça o download do pacote de instalação
e extraia os arquivos. Um verificador de pré-requisitos é parte do pacote de instalação.
2. Escolha a interface gráfica (padrão) ou
método do console para iniciar a instalação e siga as instruções do assistente
para concluir a instalação:
- Execute este comando para iniciar o assistente
de instalação usando uma interface gráfica:
prereqcheck.exe (Windows)
./prereqcheck.bin
(Linux)
Ou dê um clique duplo no arquivo prereqcheck.exe(Windows).
- Execute este comando para iniciar o assistente
de instalação usando o método de console:
prereqcheck.exe
-i console (Windows)
./prereqcheck.bin -i
console (Linux)
3. Selecione o idioma para a interface com
o usuário do verificador dos pré-requisitos;
4. Nos painéis “bem-vindo” e “renúncia de
responsabilidade”, revise as instruções e aceite-as.
Se a página de Resultados de Pré-requisito indicar que seu sistema
transmitiu as verificações, você estará pronto para iniciar a instalação.
Se uma mensagem de erro for exibida na página Resultados de
Pré-requisito, faça as correções requeridas antes de continuar com a
instalação. A página de resumo lista os erros e direciona você para um arquivo
de log de erros.
Planejamento de Capacidade
Planejar a capacidade para o servidor Tivoli Storage Manager inclui o gerenciamento
de recursos. Esses recursos são:
- Banco
de dados (DB2);
- Log
de recuperação (active log, archive log).
Esses são os principais recursos do servidor TSM. Por esse motivo, você deve ter o extremo cuidado no dimensionamento
de espaço para o banco de dados e dos logs de recuperação, pois se houver falta
de espaço, fatalmente ocorrerá indisponibilidade no serviço.
Para entender os benefícios de deduplicação e obter mais orientações de
como fazer uso efetivo do recurso de deduplicação do Tivoli Storage Manager,
consulte este white paper publicado
no fórum do developerWorks.
Estimando Espaço para o Banco de Dados – DB2
Há dois métodos para estimar o espaço necessário para o banco de dados
(DB2):
1º - Usar o número máximo de arquivos que podem estar no armazenamento
do servidor ao mesmo tempo;
2º - Usar a capacidade do conjunto de armazenamentos.
Considere utilizar pelo menos 25 GB para o espaço inicial do banco de
dados.
Lembrando
que 25 GB são adequados para um ambiente de teste ou um ambiente de gerenciador
de bibliotecas somente. Para um servidor de produção suportando cargas de
trabalho do cliente, espera-se que o tamanho do banco de dados seja maior. Se você for utilizar conjuntos de
armazenamento de acesso aleatório ao disco (DISK), mais espaço de armazenamento
de banco de dados e de log será necessário do que para os conjuntos de
armazenamento de acesso sequencial (FILE).
O tamanho máximo do banco de dados do Tivoli Storage Manager é de 4 TB.
A seguir, irei detalhar como podemos obter informações sobre o
dimensionamento do banco de dados em um ambiente de produção, com base no
número de arquivos e no tamanho do conjunto de armazenamento.
Todo o tópico a seguir foi transcrito “quase” que na íntegra, pois não
há explicação melhor do que a dos próprios especialistas da IBM.
Estimando os requisitos de espaço do banco de dados com base no número
de arquivos
Se você puder estimar o número máximo de arquivos que podem estar em
armazenamento no servidor em dado momento (total de arquivos de todos os
clientes armazenados no servidor TSM), será possível usar esse número para
estimar os requisitos de espaço para o banco de dados.
Para estimar os requisitos de espaço para o banco de dados com base no
número máximo de arquivos no armazenamento do servidor, use as seguintes
diretrizes:
- 600
- 1000 bytes para cada versão armazenada de um arquivo.
- 100
- 200 bytes para cada arquivo em cachê; arquivo do conjunto de
armazenamentos de cópias; arquivo de conjunto de dados ativos e arquivo
deduplicado.
- O
espaço adicional é necessário para a otimização do banco de dados; para
suportar padrões de acesso a dados variáveis e para suportar o processamento
de backend do servidor dos dados. A quantidade de espaço adicional é igual
a 50% da estimativa para o número total de bytes para objetos do arquivo.
No exemplo a seguir, para um único cliente, os cálculos são baseados nos
valores máximos das diretrizes anteriores. Os cálculos não levam
em conta o possível uso de agregação de arquivos. Em geral, agregar arquivos
pequenos reduz a quantidade de espaço requerido do banco de dados. A agregação
de arquivos não afeta os arquivos gerenciados por espaço.
1. Calcule o número de
versões do arquivo:
a. Calcule o número de arquivos que
sofreram backup (até 500.000 arquivos do cliente podem sofrer backup por vez). Atente-se
à chamada das políticas de armazenamento para manter até três cópias de
arquivos com backup feito:
500.000 arquivos x 3 copias = 1.500.000 arquivos
b. Calcule o número de arquivos no
archive. Até 100.000 arquivos do cliente podem ser cópias de archive.
c. Calcule o número de arquivos
gerenciados por espaço. Até 200.000 arquivos do cliente podem ser migrados a
partir das estações de trabalho do cliente.
Usando 1000 bytes por arquivo, a quantidade total de espaço requerido no
banco de dados para os arquivos que pertencem ao cliente é de 1.8 GB:
(1.500.000 + 100.000 + 200.000) x 1000 = 1.8 GB
2. Calcule o número de
arquivos em cachê e copie os arquivos do conjunto de armazenamentos, arquivos
do datapool ativo e arquivos deduplicados.
a. Calcule o número de cópias em cache. O
armazenamento em cache é ativado em um conjunto de armazenamentos em disco de 5
GB. Os limites mínimo e máximo de migração do conjunto são 90% e 70%. Assim,
20% do conjunto de discos, ou 1 GB, é ocupado por arquivos em cache.
Se o tamanho médio do arquivo é de aproximadamente 10 KB,
aproximadamente 100.000 arquivos estão em cache em um dado momento:
100.000 arquivos x 200 bytes = 19 MB
b. Calcule o número de arquivos do
conjunto de armazenamentos de cópias. Todos os conjuntos de armazenamentos
primários têm seu backup feito para o conjunto de armazenamentos de cópia:
(1.500.000 + 100.000 + 200.000) x 200 bytes = 343
MB
c. Calcule o número de arquivos do
conjunto de armazenamentos ativos. Todos os dados ativos de backup do
cliente, nos conjuntos de armazenamentos primários, são copiados para o
conjunto de armazenamentos de dados ativos. Suponha que 500.000 versões dos
1.500.000 arquivos de backup do conjunto de armazenamento primário estejam
ativas:
500.000 x 200 bytes = 95 MB
d. Calcule o número de arquivos
deduplicados. Suponha que um conjunto de armazenamentos deduplicados contenha
50.000 arquivos:
50.000 x 200 bytes = 10 MB
Com base nos cálculos precedentes, aproximadamente 0.5 GB de espaço
adicional do banco de dados é requerido para os arquivos em cache do cliente;
arquivos do conjunto de armazenamentos de cópias; arquivos do conjunto de dados
ativos e arquivos deduplicados.
3. Calcule a quantidade
de espaço adicional requerido para otimização do banco de dados. Para fornecer acesso otimizado aos dados e gerenciamento pelo servidor,
espaço adicional do banco de dados é requerido. A quantidade de espaço
adicional do banco de dados é igual a 50% dos requisitos de espaço total para
os objetos do arquivo.
(1.8 + 0.5) x 50% = 1.2 GB
4. Calcule a quantia
total de espaço do banco de dados que é necessária para o cliente. O total é aproximadamente 3,5 GB:
1.8 + 0.5 + 1.2 = 3.5 GB
5. Calcule a quantidade
total de espaço do banco de dados que é requerido para todos os clientes. Se o cliente que foi usado nos cálculos anteriores for típico e você
tiver 500 clientes, por exemplo, será possível usar o seguinte cálculo para
estimar a quantidade total de espaço de banco de dados requerida para todos os
clientes:
500 x 3.5 = 1.7 TB
Dica: Nos exemplos
anteriores, os resultados são estimativas.
O tamanho real do banco de dados pode diferir da estimativa devido a fatores
como o número de diretórios e o comprimento dos nomes do caminho e do arquivo.
Periodicamente, monitore seu banco de dados e ajuste seu tamanho conforme
necessário.
Durante operações normais, o servidor Tivoli Storage Manager pode
requerer espaço temporário do banco de dados. Esse espaço é necessário pelas
seguintes razões:
- Para
armazenar os resultados de classificação e ordenação que ainda não estão
sendo guardados e otimizados no banco de dados diretamente. Os resultados
são armazenados temporariamente no banco de dados para processamento.
- Par
dar acesso administrativo ao banco de dados por um dos seguintes métodos:
– Um cliente Open Database Connectivity (ODBC) do DB2;
– Um cliente do Java Database Connectivity (JDBC) do Oracle;
– Linguagem de Consulta Estruturada (SQL) para o servidor de uma linha
de comandos do cliente administrativo.
Considere utilizar um espaço temporário adicional de 50 GB para cada 500
GB de espaço para objetos de arquivos e otimização.
Consulte as diretrizes na tabela a seguir.
Tamanho do banco de dados
|
Requisito de espaço temporário mínimo
|
< 500 GB
|
50 GB
|
≥ 500 GB e < 1 TB
|
100 GB
|
≥ 1 TB e < 1.5 TB
|
150 GB
|
≥ 1.5 e < 2 TB
|
200 GB
|
≥ 2 e < 3 TB
|
250 - 300 GB
|
≥ 3 e < 4 TB
|
350 - 400 GB
|
No exemplo usado neste tópico, um total de 1.7 TB de espaço do banco de
dados é requerido para objetos de arquivos e otimização para 500 clientes. Com
base nesse cálculo, 200 GB são requeridos para espaço temporário. A quantidade
total de espaço requerido do banco de dados é de 1.9 TB.
Estimando requisitos de espaço do banco de dados com base na capacidade
do conjunto de armazenamentos
Para estimar os requisitos de espaço no banco de dados com base na
capacidade do conjunto de armazenamentos, use uma proporção de 1 a 5%.
Por exemplo, se você precisar de 200 TB de capacidade do conjunto de
armazenamentos, espera-se que o tamanho de seu banco de dados seja de 2 a 10
TB. Como uma regra geral, torne seu banco de dados o maior possível para evitar
falta de espaço. Se faltar espaço no banco de dados, as
operações do servidor e as operações de armazenamento do cliente poderão
falhar.
O Gerenciador de Banco de Dados e Espaço Temporário
O gerenciador de banco de dados do servidor Tivoli Storage Manager
gerencia e aloca memória do sistema e espaço em disco para o banco de dados. A
quantidade de espaço de banco de dados que o sistema necessita depende da
quantidade de memória do sistema que está disponível e da carga de trabalho do
servidor.
O gerenciador de banco de dados classifica dados em uma sequência
específica, de acordo com a instrução SQL que você emite para solicitar os
dados. Dependendo da carga de trabalho no servidor, e se houver mais dados do
que o gerenciador de banco de dados pode gerenciar, os dados (que são ordenadas
em sequência) serão alocados para espaço em disco temporário. Os dados são
alocados para espaço em disco temporário quando há um conjunto de resultados
grande. O gerenciador de banco de dados gerencia dinamicamente a memória
utilizada quando os dados são alocados para espaço em disco temporário.
Por exemplo, o processamento de expiração pode produzir um conjunto de resultados
grande. Se não houver memória do sistema suficiente no banco de dados para
armazenar o conjunto de resultados, alguns dos dados serão alocados para espaço
em disco temporário. Durante o processo de expiração, se um nó ou espaço no
arquivo selecionado for muito grande para processar, o gerenciador de banco de
dados não terá memória suficiente para classificar os dados.
Para executar operações do banco de dados, considere incluir mais espaço
de banco de dados para os seguintes cenários:
- O
banco de dados tem uma pequena quantidade de espaço e a operação do
servidor que requer espaço temporário usa o espaço livre restante.
- Os
espaços no arquivo são grandes ou os espaços no arquivo possuem uma
política designada para ele que cria muitas versões de arquivos.
- O
servidor Tivoli Storage Manager deve executar com memória limitada. O
banco de dados utiliza a memória principal do servidor Tivoli Storage
Manager para executar operações do banco de dados. No entanto, se houver
memória insuficiente disponível, o servidor Tivoli Storage Manager alocará
espaço temporário em disco para o banco de dados. Por exemplo, se 10 GB de
memória estiver disponível e as operações do banco de dados requererem 12
GB de memória, o banco de dados utilizará espaço temporário.
- Um erro
de “sem espaço de banco de dados” será exibido ao implementar
um servidor Tivoli Storage Manager V6. Monitore o log de atividades do
servidor para obter mensagens relacionadas ao espaço de banco de dados.
Bom, senhores (as), por hoje é isso! Desde já peço desculpas pelo longo
post, mas o assunto não permite abreviações. No nosso próximo encontro, estarei abordando o seguinte tópico:
- Dimensionamento do espaço dos Logs de recuperação (active log, archive log)
Até mais e um grande abraço.
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