Planejando a instalação do Tivoli Storage Manager - parte final


Boa noite, caros leitores,

Hoje estarei finalizando a etapa de planejamento da instalação do servidor TSM.

Como foi dito ao longo destes posts, é de suma importância dedicar um período inicial para evitar dissabores e problemas de desempenho ou até mesmo a indisponibilidade do serviço após sua implementação.

Para concluir esse assunto abordarei os dois últimos tópicos, são eles:

·                     Monitorando a utilização de espaço para o banco de dados e os logs de recuperação;
·                     Boas Práticas de Nomenclatura do Servidor. 

1 - MONITORANDO A UTILIZAÇÃO DE ESPAÇO DO BANCO DE DADOS (DB2) E DOS LOGS DE RECUPERAÇÃO (ACTIVE LOG, ARCHIVE LOG)

Se mesmo após 02 posts e quase 50 páginas do Guia de Instalação, você ainda não conseguiu dimensionar corretamente o espaço para o banco de dados e os logs de recuperação, ainda há esperança, não se desespere. Brincadeiras a parte, irei mostrar como verificar os logs do servidor TSM e determinar a ação que deverá ser tomada.

Para verificar o banco de dados, no administrative command-line, execute o seguinte comando:
Se a quantidade de espaço disponível para as atividades do banco de dados for muito baixa, as seguintes mensagens serão exibidas no log de atividade:

ANR2992W: IC_LOG_FILE_SYSTEM_UTILIZATION_WARNING_2

O espaço usado do banco de dados excede o limite para utilização do espaço do banco de dados. Para aumentar o espaço para o banco de dados, use o comando EXTEND DBSPACE, o comando EXTEND DBSPACE ou o utilitário DSMSERV FORMAT com o parâmetro DBDIR.
  
ANR1546W: FILESYSTEM_DBPATH_LESS_1GB

O espaço disponível no diretório em que os arquivos do banco de dados do servidor estão localizados é menor que 1 GB.

Quando um servidor Tivoli Storage Manager é criado com o utilitário DSMSERV FORMAT ou com o assistente de configuração, um banco de dados do servidor e o log de recuperação também são criados. O caminho especificado nesta mensagem indica o local das informações do banco de dados usado pelo gerenciador do banco de dados. Se o espaço não estiver disponível no caminho, o servidor não poderá mais funcionar.

Para verificar os logs de recuperação no administrative command-line, execute o seguinte comando:
LOG ATIVO

Se a quantidade de espaço de log ativo disponível for muito baixa, as seguintes mensagens serão exibidas no log de atividade:

ANR4531I: IC_AUTOBACKUP_LOG_USED_SINCE_LAST_BACKUP_TRIGGER

Essa mensagem é exibida quando o espaço de log ativo exceder o tamanho máximo especificado. Nessa situação o servidor TSM inicia um backup completo do banco de dados.

Para alterar o tamanho máximo de log, pare o servidor. Abra o arquivo dsmserv.opt e especifique um novo valor para a opção ACTIVELOGSIZE. Quando tiver concluído, reinicie o servidor.
  
ANR0297I: IC_BACKUP_NEEDED_LOG_USED_SINCE_LAST_BACKUP

Essa mensagem é exibida quando o espaço de log ativo exceder o tamanho máximo especificado. Nesse caso, você deve fazer backup do banco de dados manualmente.

Para alterar o tamanho máximo de log, é o mesmo procedimento descrito anteriormente.

ANR4529I: IC_AUTOBACKUP_LOG_UTILIZATION_TRIGGER

A proporção de espaço de log ativo usado para o espaço de log ativo disponível excede o limite de utilização do log. Se pelo menos um backup completo do banco de dados tiver ocorrido, o servidor TSM iniciará um backup incremental do banco de dados. Caso contrário, o servidor iniciará um backup completo do banco de dados.

ANR0295I: IC_BACKUP_NEEDED_LOG_UTILIZATION

A proporção de espaço de log ativo usado para o espaço de log ativo disponível excede o limite de utilização do log. Você deve fazer backup do banco de dados manualmente.

ARCHIVE LOG

Se a quantidade de espaço de log disponível do archive for muito baixa, a seguinte mensagem será exibida no log da atividade:

ANR0299I: IC_BACKUP_NEEDED_ARCHLOG_USED

A proporção de espaço usado de log de archive para o espaço de log de archive disponível excede o limite de utilização do log. O servidor Tivoli Storage Manager inicia um backup completo automático do banco de dados.

2 - BOAS PRÁTICAS DE NOMENCLATURA DO SERVIDOR

A seguir estão as recomendações para a nomeação do usuário, instância, servidor, banco de dados e diretórios do TSM.

ID de Usuário da Instância

O ID de usuário da instância é usado como a base para outros nomes relacionados à instância do servidor. O ID de usuário da instância também é chamado de proprietário da instância.

Ex: tsminst1

O ID do usuário deve ter propriedade ou autoridade de acesso de leitura/gravação a todos os diretórios criados para o banco de dados e para o log de recuperação. A maneira padrão de executar o servidor é no ID do usuário da instância. Esse ID também deve ter acesso de leitura/gravação para os diretórios usados para quaisquer classes do dispositivo FILE.

Diretório inicial para o ID do usuário da instância (Linux)

O diretório inicial pode ser criado juntamente ao criar o ID do usuário da instância, usando a opção (-m).

Ex: /home/tsminst1

O diretório inicial é usado primariamente para conter o perfil para o ID do usuário e para as configurações de segurança.

Nome da Instância de Banco de Dados

O nome da instância de banco de dados é o nome da instância do servidor como ele aparece no registro.

Ex: Server1

Diretório de Instâncias

O diretório da instância é um diretório que contém arquivos especificamente para uma instância do servidor (o arquivo de opções do servidor e outros arquivos específicos do servidor). Ele pode ter qualquer nome que você deseje. Para uma identificação mais fácil, use um nome que faça a correspondência do diretório com o nome da instância.

(Windows) Você pode usar um nome que inclua o nome da instância do servidor como ele aparece (ou aparecerá) no registro.

Ex: d:\tsm\server1

(Linux) É possível criar o diretório de instâncias como um subdiretório do diretório inicial para o ID do usuário da instância.

Ex: /home/instance_user_ID/instance_user_ID

O exemplo a seguir coloca o diretório de instâncias no diretório inicial do ID de usuário tsminst1:

/home/tsminst1/tsminst1

É possível também criar o diretório em outro local, por exemplo:

/tsmserver/tsminst1

O diretório de instâncias armazena os seguintes arquivos para a instância do servidor:

·   O arquivo de opções do servidor, dsmserv.opt;
·  O arquivo de banco de dados de chave do servidor, cert.kdb e os arquivos .arm (usados pelos clientes e outros servidores para importar os certificados SSL do servidor);
· O arquivo de configuração do dispositivo, se a opção do servidor DEVCONFIG não especificar um nome completo;
·  O arquivo do histórico de volume, se a opção do servidor VOLUMEHISTORY não especificar um nome completo;
· Volumes para conjuntos de armazenamentos DEVTYPE=FILE, se o diretório para a classe de dispositivo não estiver especificado integralmente ou não estiver completo;
·  Saídas de usuário;
·  Saída de rastreio (se não estiver completo);
  
Nome do Banco de Dados

O nome do banco de dados é sempre TSMDB1, para cada instância do servidor. Este nome não pode ser alterado.

Nome do Servidor

O nome do servidor é um nome interno para o TSM e é usado para operações que envolvem comunicação entre vários servidores.

Use um nome exclusivo para cada servidor. Para uma fácil identificação no Centro de Administração (ou a partir de um comando QUERY SERVER), use um nome que reflita o local ou a finalidade do servidor.

Se usar o assistente, o nome padrão sugerido será o nome do host do sistema que você estiver usando. É necessário digitar um nome exclusivo para cada servidor.

Por exemplo:

TSM_SERVER1
TSM_SERVER2

Diretórios para Espaço de Banco de Dados e Log de Recuperação

Os diretórios podem ser nomeados de acordo com práticas locais. Para uma identificação mais fácil, considere o uso de nomes que façam a correspondência dos diretórios com a instância do servidor.

Por exemplo, para o log de archive:

f:\server1\archlog (Windows)
/tsminst1_archlog (Linux)

Diretórios de Instalação (Linux)

Os diretórios de instalação do servidor TSM incluem o servidor, o DB2, o dispositivo, o idioma e outros diretórios. Cada um contém vários diretórios adicionais.

Os diretórios padrões e seus subdiretórios são listados aqui para o servidor, o DB2, os dispositivos e os idiomas:

  • Diretório do servidor (/opt/tivoli/tsm/server/bin), que contém:
– Código do servidor e licença

  • Diretórios do servidor adicionais:
– O comando e a ajuda de mensagem estão no diretório /opt/tivoli/tsm/server/bin/dsmserv.hlp.
– Inventário do Tivoli (/opt/tivoli/tsm/tivinv)

  • Diretórios do DB2
O produto DB2 que é instalado como parte da instalação do servidor TSM possui a estrutura de diretório conforme documentada nas origens de informações do DB2. Proteja esses diretórios e arquivos como você faz com os diretórios do servidor.
/opt/tivoli/tsm/db2

  • Diretórios de dispositivos
/opt/tivoli/tsm/devices/bin

  • Diretório de idiomas
Partes dependentes de idioma do programa estão localizadas aqui:
/opt/tivoli/tsm/server/bin

Então senhores (as), com isso finalizei todos os tópicos dessa importante etapa, que se bem realizada, só trará benefícios e otimizará o desempenho dessa solução que é a mais completa do mercado.

Nos próximos encontros sobre TSM, abordarei a instalação do servidor (Windows e Linux).

Espero que esse assunto tenha ficado bem sedimentado e em caso de dúvida não hesitem em perguntar.

Até mais e um grande abraço. 

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