Boa noite, caros leitores,
Como foi dito ao longo destes posts, é de suma
importância dedicar um período inicial para evitar dissabores e problemas de
desempenho ou até mesmo a indisponibilidade do serviço após sua
implementação.
Para concluir esse assunto abordarei os dois
últimos tópicos, são eles:
·
Monitorando a utilização de espaço para
o banco de dados e os logs de recuperação;
·
Boas Práticas de Nomenclatura do
Servidor.
1 - MONITORANDO A UTILIZAÇÃO DE ESPAÇO DO BANCO DE DADOS
(DB2) E DOS LOGS DE RECUPERAÇÃO (ACTIVE LOG, ARCHIVE LOG)
Se mesmo após 02 posts e quase 50 páginas do Guia
de Instalação, você ainda não conseguiu dimensionar corretamente o espaço para
o banco de dados e os logs de recuperação, ainda há esperança, não se
desespere. Brincadeiras a parte, irei mostrar como verificar os logs do
servidor TSM e determinar a ação que deverá ser tomada.
Para verificar o banco de dados, no administrative
command-line, execute o seguinte comando:
Se a quantidade de espaço disponível
para as atividades do banco de dados for muito baixa, as seguintes mensagens
serão exibidas no log de atividade:
ANR2992W: IC_LOG_FILE_SYSTEM_UTILIZATION_WARNING_2
O espaço usado do banco de dados
excede o limite para utilização do espaço do banco de dados. Para aumentar o
espaço para o banco de dados, use o comando EXTEND DBSPACE, o comando EXTEND DBSPACE ou o utilitário DSMSERV FORMAT com o parâmetro DBDIR.
ANR1546W: FILESYSTEM_DBPATH_LESS_1GB
O espaço disponível no diretório em
que os arquivos do banco de dados do servidor estão localizados é menor que 1
GB.
Quando um servidor Tivoli Storage
Manager é criado com o utilitário DSMSERV FORMAT ou com o assistente de
configuração, um banco de dados do servidor e o log de recuperação também são
criados. O caminho especificado nesta mensagem indica o local das informações
do banco de dados usado pelo gerenciador do banco de dados. Se o espaço não
estiver disponível no caminho, o servidor não poderá mais funcionar.
Para verificar os logs de
recuperação no administrative command-line, execute o seguinte comando:
LOG ATIVO
Se a quantidade de espaço de log
ativo disponível for muito baixa, as seguintes mensagens serão exibidas no log
de atividade:
ANR4531I:
IC_AUTOBACKUP_LOG_USED_SINCE_LAST_BACKUP_TRIGGER
Essa mensagem é exibida quando o
espaço de log ativo exceder o tamanho máximo especificado. Nessa situação o servidor
TSM inicia um backup completo do banco de dados.
Para alterar o tamanho máximo de
log, pare o servidor. Abra o arquivo dsmserv.opt e especifique um novo valor para a
opção ACTIVELOGSIZE. Quando tiver
concluído, reinicie o servidor.
ANR0297I:
IC_BACKUP_NEEDED_LOG_USED_SINCE_LAST_BACKUP
Essa mensagem é exibida quando o
espaço de log ativo exceder o tamanho máximo especificado. Nesse caso, você
deve fazer backup do banco de dados manualmente.
Para alterar o tamanho máximo de
log, é o mesmo procedimento descrito anteriormente.
ANR4529I: IC_AUTOBACKUP_LOG_UTILIZATION_TRIGGER
A proporção de espaço de log ativo
usado para o espaço de log ativo disponível excede o limite de utilização do
log. Se pelo menos um backup completo do banco de dados tiver ocorrido, o
servidor TSM iniciará um backup incremental do banco de dados. Caso contrário,
o servidor iniciará um backup completo do banco de dados.
ANR0295I: IC_BACKUP_NEEDED_LOG_UTILIZATION
A proporção de espaço de log ativo
usado para o espaço de log ativo disponível excede o limite de utilização do
log. Você deve fazer backup do banco de dados manualmente.
ARCHIVE LOG
Se a quantidade de espaço de log
disponível do archive for muito baixa, a seguinte mensagem será exibida no log
da atividade:
ANR0299I: IC_BACKUP_NEEDED_ARCHLOG_USED
A proporção de espaço usado de log
de archive para o espaço de log de archive disponível excede o limite de
utilização do log. O servidor Tivoli Storage Manager inicia um backup completo
automático do banco de dados.
2 - BOAS PRÁTICAS DE NOMENCLATURA DO
SERVIDOR
A seguir estão as recomendações para
a nomeação do usuário, instância, servidor, banco de dados e diretórios do TSM.
ID de Usuário da Instância
O ID de usuário da instância é usado
como a base para outros nomes relacionados à instância do servidor. O ID de
usuário da instância também é chamado de proprietário da instância.
Ex: tsminst1
O ID do usuário deve ter propriedade
ou autoridade de acesso de leitura/gravação a todos os diretórios criados para
o banco de dados e para o log de recuperação. A maneira padrão de executar o servidor
é no ID do usuário da instância. Esse ID também deve ter acesso de
leitura/gravação para os diretórios usados para quaisquer classes do dispositivo
FILE.
Diretório inicial para o ID do
usuário da instância (Linux)
O diretório inicial pode ser criado juntamente ao
criar o ID do usuário da instância, usando a opção (-m).
Ex: /home/tsminst1
O diretório inicial é usado primariamente para
conter o perfil para o ID do usuário e para as configurações de segurança.
Nome da Instância de Banco de Dados
O nome da instância de banco de
dados é o nome da instância do servidor como ele aparece no registro.
Ex: Server1
Diretório de Instâncias
O diretório da instância é um
diretório que contém arquivos especificamente para uma instância do servidor (o
arquivo de opções do servidor e outros arquivos específicos do servidor). Ele
pode ter qualquer nome que você deseje. Para uma identificação mais fácil, use
um nome que faça a correspondência do diretório com o nome da instância.
(Windows) Você pode usar um nome que
inclua o nome da instância do servidor como ele aparece (ou aparecerá) no
registro.
Ex: d:\tsm\server1
(Linux) É possível criar o diretório de
instâncias como um subdiretório do diretório inicial para o ID do usuário da
instância.
Ex: /home/instance_user_ID/instance_user_ID
O exemplo a seguir coloca o
diretório de instâncias no diretório inicial do ID de usuário tsminst1:
/home/tsminst1/tsminst1
É possível também criar o diretório
em outro local, por exemplo:
/tsmserver/tsminst1
O diretório de instâncias armazena
os seguintes arquivos para a instância do servidor:
· O arquivo de
opções do servidor, dsmserv.opt;
· O arquivo de
banco de dados de chave do servidor, cert.kdb e os arquivos .arm (usados pelos clientes e outros
servidores para importar os certificados SSL do servidor);
· O arquivo de
configuração do dispositivo, se a opção do servidor DEVCONFIG
não especificar
um nome completo;
· O arquivo do
histórico de volume, se a opção do servidor VOLUMEHISTORY não especificar um nome completo;
· Volumes para
conjuntos de armazenamentos DEVTYPE=FILE, se o diretório para a classe de
dispositivo não estiver especificado integralmente ou não estiver completo;
· Saídas de
usuário;
· Saída de
rastreio (se não estiver completo);
Nome do Banco de Dados
O nome do banco de dados é sempre TSMDB1, para cada instância do
servidor. Este nome não pode ser alterado.
Nome do Servidor
O nome do servidor é um nome interno
para o TSM e é usado para operações que envolvem comunicação entre vários
servidores.
Use um nome exclusivo para cada
servidor. Para uma fácil identificação no Centro de Administração (ou a partir
de um comando QUERY SERVER), use um nome que reflita o local
ou a finalidade do servidor.
Se usar o assistente, o nome padrão
sugerido será o nome do host do sistema que você estiver usando. É necessário
digitar um nome exclusivo para cada servidor.
Por exemplo:
TSM_SERVER1
TSM_SERVER2
Diretórios para Espaço de Banco de
Dados e Log de Recuperação
Os diretórios podem ser nomeados de
acordo com práticas locais. Para uma identificação mais fácil, considere o uso
de nomes que façam a correspondência dos diretórios com a instância do
servidor.
Por exemplo, para o log de archive:
f:\server1\archlog (Windows)
/tsminst1_archlog (Linux)
Diretórios de Instalação (Linux)
Os diretórios de instalação do
servidor TSM incluem o servidor, o DB2, o dispositivo, o idioma e outros
diretórios. Cada um contém vários diretórios adicionais.
Os diretórios padrões e seus
subdiretórios são listados aqui para o servidor, o DB2, os dispositivos e os
idiomas:
- Diretório do servidor (/opt/tivoli/tsm/server/bin), que contém:
– Código do
servidor e licença
- Diretórios do servidor adicionais:
– O comando e a ajuda de mensagem estão no
diretório /opt/tivoli/tsm/server/bin/dsmserv.hlp.
– Inventário do
Tivoli (/opt/tivoli/tsm/tivinv)
- Diretórios do DB2
O produto DB2
que é instalado como parte da instalação do servidor TSM possui a estrutura de
diretório conforme documentada nas origens de informações do DB2. Proteja esses
diretórios e arquivos como você faz com os diretórios do servidor.
– /opt/tivoli/tsm/db2
- Diretórios de dispositivos
– /opt/tivoli/tsm/devices/bin
- Diretório de idiomas
Partes
dependentes de idioma do programa estão localizadas aqui:
/opt/tivoli/tsm/server/bin
Então senhores (as), com isso finalizei todos os tópicos dessa
importante etapa, que se bem realizada, só trará benefícios e otimizará o
desempenho dessa solução que é a mais completa do mercado.
Nos próximos encontros sobre TSM, abordarei a instalação do servidor
(Windows e Linux).
Espero que esse assunto tenha ficado bem sedimentado e em caso de dúvida
não hesitem em perguntar.
Até mais e um grande abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário