Hoje eu irei iniciar uma série de posts sobre a solução de backup Tivoli Storage Manager da IBM. Falo uma série, pois serão abordadas as três principais etapas de implementação do server (Windows e Linux) e as principais etapas dos clients (nodes).
Particularmente, sou suspeito de falar tanto de TSM quanto de IBM, pois são as minhas maiores paixões.
Já trabalhei com as principais ferramentas de backup disponíveis no mercado e afirmo que não há nada mais robusto e completo para grandes empresas (banco, Governo, telefônicas, etc...) como o TSM.
Pois bem, todos aqueles que já tiveram a oportunidade de implementar e trabalhar com os produtos da “Big Blue”, sabem que eles possuem uma base de conhecimento completa para todos os seus produtos. Mesmo assim, vejo inúmeros profissionais com problemas de planejar implementar e gerenciar o TSM devido a seu alto nível de complexidade.
Para aqueles que já trabalharam com outa solução de backup, muitos dos termos que serão utilizados nessa série de posts serão familiar. Mais há aqueles que efetivamente não possuem uma experiência profunda com backup/restore e estão com a árdua missão de aprender o mais rápido possível para que possam atender a necessidade de seu cliente ou de sua empresa, devido a uma nova implementação ou a uma mudança de trabalho.
Conforme disse anteriormente, alguns posts que escrevo são longos, esse fato se deve pelo o compromisso que eu tenho com vocês, leitores, de prover um material completo e de qualidade. Digo isso, porque de maneira nenhuma é intenção desse blog em passar “meio” conhecimento. Conhecimento é para todos e deve ser compartilhado de forma íntegra e direta, sem rodeios ou subterfúgios.
Eu sou Certificado na versão 6.2 do TSM e a IBM já está na versão 6.4 dos clients e 6.3.3 do server e essas serão as versão utilizadas para o desenvolvimento dos posts.
Estes posts sobre TSM serão divididos da seguinte forma:
1 - SERVIDOR TSM (Windows – Linux)
Conforme o Guia de Instalação TSM seguirei as três etapas
- Planejando a instalação;
- Instalação;
- Executando as primeiras etapas.
2 – CLIENTES DE BACKUP-ARCHIVE (Windows – Linux)
- Instalação;
- Configuração;
- Execução de backup/archive;
- Execução de restore.
Como todo o material deste blog, eu preparo o ambiente no meu laboratório e executo os procedimentos, para depois escrever, por esse motivo não irei abordar a instalação nos S.O AIX, HP-UX e Solaris e não estarei executando backup em storage pools de fitas em tape library, somente estarei utilizando storage pool em disco (file e disk).
Bom, meus amigos se preparem, pois virá bastante conteúdo e espero que venha trazer entendimento a todos sobre essa extraordinária solução.
Até mais e um grande abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário